CGH Córrego - Hidroelétrica
Programas Ambientais

PROGRAMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

Tem como objetivo principal a correta segregação, quantificação, acondicionamento e destinação final de todos os resíduos gerados durante no empreendimento.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA FAUNA.

A finalidade é o monitoramento da fauna silvestre, nas áreas de influência do empreendimento, visando a identificação de espécies residentes na área de impacto e, com base nos dados, atenuar os impactos sobre a fauna devido a construção e operação da PCH.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA.

A finalidade é acompanhar os níveis físico-químicos e microbiológicos da água do Rio, em três trechos dentro da área diretamente afetada pela instalação da PCH, podendo assim identificar, prevenir ou mitigar, alterações da qualidade da água e eventuais processos degradadores.

PROGRAMA DE ALTERAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ESCOAMENTO SOBRE O SALTO MANDURI ATRAVÉS DA DISTRIBUIÇÃO DO VOLUME DE ÁGUA VERTIDO.

Foi proposto um programa para mitigar o impacto da alteração do cenário paisagístico em determinados períodos no trecho de vazão reduzida, especificamente no local do Salto Manduri. O objetivo deste programa é permitir a distribuição ou “espalhamento” mais uniforme do volume de água vertida pela barragem sobre toda a largura do Salto Manduri. Com isto, evitar-se-á que parte do leito seja exposto em vertimentos de baixas vazões, como atualmente vem ocorrendo segundo relatos do proprietário do Recanto Rickli.

PROGRAMA DE ANÁLISES DAS CONDIÇÕES HIDROSSEDIMENTOLÓGICAS NA REGIÃO DO EMPREENDIMENTO.

O objetivo principal deste programa é analisar futuras medidas de controle ou atenuação do problema, caso sejam verificadas situações adversas quanto ao aporte de sedimentos, que podem ocorrer, especialmente, devido a modificações intensas nos usos dos solos da bacia hidrográfica contribuinte.

PROGRAMA DE APOIO À INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO.

No contexto do escopo de modalidades, potencialidades e oportunidades turísticas identificadas e principalmente levando em conta o desejo e o interesse da sociedade local no que diz respeito ao desenvolvimento da atividade turística, este programa está em andamento buscando dar apoio ao desenvolvimento turístico na área de influência da usina.

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DAS ÁREAS DEGRADADAS.

A recuperação das áreas degradadas durante o processo de construção da PCH é importante para evitar avanços em processos erosivos e para manter a estabilidade dos terrenos atingidos, evitando assim, a criação de ambientes que propiciem a proliferação de vetores.

MEDIDAS DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL.

O objetivo é realizar a compensação devido as atividades de supressão vegetal. Seguindo a Lei da Mata Atlântica o empreendimento está realizando a recuperação ambiental de uma área equivalente a área de supressão, buscando criar um ambiente com características próximas a área afetada.

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

O foco deste programa é realizar orientações quanto as práticas sustentáveis ao meio ambiente, como a disposição correta dos resíduos sólidos e esgoto sanitário, saúde, cidadania, preservação da fauna e da flora, impactos ao meio ambiente. A comunicação social cria ferramentas de interação simples, com a finalidade de levar a população em geral às informações sobre o meio ambiente e a usina, os programas e planos que estão sendo implantados e abrir canais de comunicação entre a empresa e a população.